quarta-feira, 26 de março de 2008

Desafio 2.0

Google, Orkut, Youtube, My Space, Wikipedia, fotologs e blogs. Com certeza você usa ou já ouviu falar nesses sites. O nome dado a esse fenômeno é Web 2.0 e tem como característica básica a colaboração. São sites feitos por pessoas comuns para pessoas comuns sem fins lucrativos (mas acabam tendo), o contéudo é compartilhado e qualquer usuário pode produzir. Para isso, o internauta tem a seu dispor modernas ferramentas e aplicativos para tornar possível o compartilhamento de textos, fotos,vídeos, músicas, amigos e etc. Na web 2.0, o site é melhor quanto mais contribuições de usuários tiver.

O que se questiona é que qualquer um pode produzir conteúdo e isso muda o perfil da informação, agora ela não tem dono, nem amarras, é descentralizada e sua disseminação é imensa. Trata-se de um novo paradigma: será decretado o fim dos gestores de conteúdo, ou seja, os jornais, agências, tv, etc? Pois se o conteúdo é dos usuários, qual a nova missão dos antigos e únicos emissores de informação? Uns dizem que é gerenciar, organizar essa bagunça e estimular a interatividade cada vez mais. Será? Além disso, dá para confiar em informações checadas e postadas pelos usuários? Enfim, há inúmeras perguntas acerca do assunto e um amplo campo ainda a ser explorado. Agora que a Web 2.o deu os primeiros passos...

2 comentários:

Roxaylly Loren disse...

Oi!!!
O texto é leve e de fácil leitura, faz com que o leitor se sinta mais próximo de quem está escrevendo. Porém, falta aprofundar mais sobre o tema comentado.
O título também não está atrativo, poderia ter um verbo para chamar mais atenção.

bjs

Questão Fundamental disse...

A coisa, a primeira vista, parece fluir em meio ao caos. Mas vc sabia que há blogs que já foram censurados? Isso sem contar a auto-censura. Será que temos mesmo coragem de expressar tudo o que pensamos? Como diria um amigo, pensar emburrece, pense nisso! =)