quinta-feira, 10 de abril de 2008

Portal Diário do Nordeste integra conteúdo impresso e on-line


O portal do jornal Diário do Nordeste, assim como o portal do jornal O Povo, é um exemplo de convergência da mídia impressa para a web. No entanto, o portal do DN, além de englobar o conteúdo da edição impressa, já adquiriu uma linguagem e características próprias e se tornou mais independente do jornal tradicional. O desafio da convergência midiática de jornais é ganhar novos leitores e gerar um conteúdo mais completo e integrado com outras formas de mídia. Também é uma forma de reforçar a identidade do jornal perante uma sociedade cada vez mais multimídia, que lida com várias formas de comunicação ao mesmo tempo, além de saciar a necessidade de interação e participação mais direta por parte do usuário. O jornalista agora tem múltiplas funções, precisa fazer a matéria pensando no vídeo, na fotografia e no som que ela pode fornecer, além de editar e publicar no site. A mensagem transmitida deve ser clara e corresponder às expectativas do leitor, caso contrário, o emissor tem o feedback instantâneo, que pode ser elogio ou crítica. Essa tendência muda as formas de relação com o público e a abrangência da matéria.

O portal integra o conteúdo impresso e on-line e divide-o em seções: Especial, com cadernos especiais sobre algum assunto específico; Blogs ; Cadernos, que correspondem às editorias do jornal impresso( cidade, nacional, internacional, caderno 3, etc), além de: Capa de hoje (a capa do jornal do dia pode ser visualizada); Colunas; Última hora (com notícias atualizadas constantemente); Opinião (artigos, editorial, charge,cartas); Suplementos, que correspondem aos cadernos semanais do jornal (Eva, Gente, Turismo, etc); Serviços,como o alô redação,clube dos assinantes, classificados, expediente e Veículos, que fornece links com outros meios de comunicação da empresa, como a TV Verdes Mares, FM 93, etc).

Características

O portal é fácil de navegar, pois as editorias são bem divididas e organizadas, os conteúdos segmentados direcionam o olhar, o que é importante para prender a atenção do usuário, que geralmente está com pressa e lê de maneira superficial. O fato de as notícias serem atualizadas frequentemente aumenta o dinanismo da cobertura jornalística ao longo do dia. Como é próprio do meio, há destaque para a interatividade e opinião, como nas enquetes, na possibilidade de comentar a informação dada, que capta em tempo real o pensamento do leitor ao ler a reportagem e na possibilidade de enviar a notícia para um amigo.

Por ter um espaço praticamente ilimitado, há mais capacidade para armazenar um maior volume de informações. Os links proporcionam acesso a edições anteriores e notícias relacionadas, que é uma forma de aprofundar o assunto em questão. As cores utilizadas no impresso (predominância do verde e do branco) foram para a web para ajudar o leitor mais familiarizado com a versão impressa a na localização da notícia correspondente. Há espaço para o conteúdo multimídia,com galeria de fotos e vídeos que servem para complementar a matéria.